sábado, 24 de setembro de 2011

O Mercado - Feudalismo

Na baixa idade média, os Senhores Feudais, os Eclesiásticos, os Gerreiros, e os trabalhadores, não costumavam fazer trocas. Tudo o que precisavam era produzido dentro do feudo, os trabalhadores produziam seu próprio alimento, suas roupas, e o Senhor Feudal determinava alguns servos que o serviriam fazendo este tipo de coisa. Não havia necessidade da movimentação de suas fortunas, e estas eram mantidas estáticas.

Mesmo assim, existia um simples comercio local, onde eram trocadas as mercadorias. Mas ele encontrava dificuldades para crescer, pois não tinham uma procura fixa por certa mercadoria, o que não estimulava a produção. As condiçoes das estradas eram péssimas, e nelas haviam muitos saqueadores, e as moedas e modos de pesagens variavam de região a região, fazendo com que o comércio se mantesse local, dentro do feudo.

Mas, a partir do sec XI tudo mudou, e as Cruzadas elevaram o comércio, a Europa nunca mais foi a mesma. Isso porque, milhares de europeus atravessavam o continente para conquistar a Terra Prometida, e os comerciantes de todos os feudos passaram a se locomoverem até o litoral, para fornecer os materias necessários aos soldados.

Os soldados que voltavam da guerra, traziam consigo o gosto por comidas e roupas que viram no Ocidente. Sua procura criou um mercado para estes produtos. Houve também um elevado aumento na quantidade de habitantes após o sec.X , e estes traziam consigo suas necessidades de novas mercadorias.

Nesta época, Veneza era um centro comercial, pois tinha uma perfeita localização para tal. Ela era ligada a Constantinopla e ao Oriente, logo, os produtos orientais eram transportados à Europa pelos venezianos.

Nos secXII e XIII as estradas ainda eram ruins, e ainda não havia uma procura local que sustentasse os mercadores durante o ano. Então, foram criadas as feiras, que eram imensas, e reuniam mercadorias de todos os locais do mundo ateh então conhecido.

Com o aumento do comércio houve o aumento das cidades. Elas começaram a aparecer na Italia e na Holanda, onde o comercio tinha uma expansão rápida. Estas cidades eram chamadas " burgo extramural" e logo se tornaram tão grandes, e tão importantes, que o burgo original se via absorvido. O povo começou a abandonar suas cidades feudais para se aventurarem nessa nova cidade em expansão.

As terras dessas cidades pertenciam a um Senhor Feudal, que nao diferenciava se sua terra estava sendo usada para cultivo, ou para o comércio. Esperava controlar, arrecadar impostos, mandar, assim como faziam de costume com seus servos. Mas, o sistema Feudal não serviria para o comércio, uma vez q o comércio está sempre em mutação, e o Sistema Feudal é sempre mantido pela tradição.

Para acabar com as restrições feudais, os comerciantes decidiram unir forças, criando associações, as "Guildas".


To Be Continued.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário