sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O Feudalismo.


O sistema feudal era utilizado na idade média. Nele, a riqueza é a Terra, e rico é aquele que possui maior território. O Rei, dono de todas as terras, as alocava (alugava, em troca de pagamento anual) para os nobres, e estes, por sua vez, alocavam pequenas partes para diversos produtores, que passavam a ser servos do Senhor Feudal, devendo lhe pagar com prestação de serviços.

Haviam 3 classes sociais predominantes: Senhores Feudais, Guerreiros e Eclesiásticos. Os servos deveriam produzir o suficiente para alimentar os 3. Os guerreiros eram contratados pelos senhores para proteger o feudo, ainda nao existia uma idéia de Estado na época, e as batalhas eram locais, entre feudos.

Os servos deveriam trabalhar, em média, 3 dias por semana nas terras do Senhor, e caso o Senhor precisasse de mais algum serviço extra, o servo também precisaria fazer. Nos dias restantes da semana, o servo era livre para trabalhar na sua terra (aquela que ele alugou do Senhor), mas claro que, além de prestar serviços, de tudo o que conseguia produzir em sua terra, parte era dada como tributo ao Senhor.

Até que não parece má ideia, trabalhar apenas 3 dias por semana para o seu "patrão", certo? Mas temos que lembrar que eles não recebiam nenhuma forma de pagamento, aliás, eles é que estavam pagando ao senhor. Agora já não parece tão bom.. Devemos lembrar também que o aluguel era caro, então a terra própria do servo era pequena, logo ele tinha baixa produção de alimentos, dos quais 10% pertenciam a igreja e outra parte ao seu Senhor. Em outras palavras, o servo trabalhava todos os dias, alguns para o senhor, outros para si próprio, e mesmo assim não tinha o suficiente para alimentar bem a sua família.

Haviam as leis criadas pelo Rei, mas dentro dos feudos cada senhor criava suas próprias leis (que não podiam ser contrárias às leis do rei). Em alguns feudos, as mulheres viúvas eram obrigadas a se casarem em certo período de tempo, e caso quisessem o direito de ficar solteiras, deveriam pagar ao seu senhor. Quando o homem da família morria, para que sua terra ficasse de herança aos seus filhos, os filhos deveriam pagar ao senhor. Ao meu ver, o maior abuso do poder do Senhor Feudal, era a lei da "Primeira Noite", quando uma mulher se casava, sua primeira noite deveria ser com o senhor do feudo. (malditos estupradores indecentes ¬¬)

Não havia forma de os servos melhorarem de vida. A cada dia os abusos tributários cresciam mais. A igreja católica ajudava a conter as revoluções, dizendo que "Antes de nascermos, negociamos com Deus. Se fomos bons negociadores, nascemos Senhores Feudais, se negociamos mal, nascemos servos" também pregavam contra a riqueza, dizendo a famosa frase bíblica "Mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino dos céus".

Mesmo pregando contra riquezas, a igreja possuía quase um terço das terras da Europa, que ganhara através de dízimos (afinal, quem não pagasse o dizimo não iria para o céu) e doações diversas. A igreja possuía seus servos também.

Nessa época, já existia um sistema de troca, e um comercio bem simples e local. Esse comércio, posteriormente,  causaria a queda do Senhor Feudal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário